A primeira e a segunda versão dos concursos de arquitetura da empresa Electrolux, FensaMademsa se desenvolveu com sucesso entre Março e Junho dos anos 2011 e 2012/ tiveram uma ampla cobertura, com um crescente número de participantes, ambos giraram em torno da problemática de integrar espaços em uma habitação com categorias específicas, onde teve especial relevância a integração e a sustentabilidade familiar.
Para este ano o chamado dos organizadores foi atender a um conceito que aborda a comunidade e a sua integração em espaços públicos, denominado "Projetando um espaço público para a integração da comunidade" . Convocamos desta forma aos arquitetos profissionais e aos estudantes de arquitetura de todo o Chile para pensarem, nesta ocasião, nos espaços públicos, propondo novas formas de gerar projetos de uso e benefício público e comunitário."Estudos realizados pelos municípios ao longo do país, comprovam a direta relação entra a participação cidadã em espaços públicos e a melhoria na qualidade de vida que registram os habitantes de uma comunidade ou cidade. A inversão nestes espaços, atualmente liderada por comunidades com maiores iniciativas e ideias em torno deste tema, tem aumentado significativamente. Por outro lado, a participação cidadã em espaços públicos a cerca de vizinhos e vizinhas, gera laços de confiança e de integração da comunidade.
A seguir so apresentamos a proposta ganhadora da equipe formada por Pablo Montecinos Leyton e Antonio Jorquera.
O DISPOSITIVO
Descrição dada pelos arquitetos. Um paralelepípedo de andaimes [e o projeto. Este contém uma série de espaços para o uso de distintos programas culturais. Concebido como um dispositivo de integração cultural, através de uma visão didática, lúdica e expressiva das artes cênicas. E entende que somente uma cultura viva pode criar.
Este corpo está revestido de materiais transparentes, resistentes e manipuláveis. O interior contrasta com um revestimento opaco e hermético, focado nos programas do espaço cênico e a biblioteca pública.
ITINERANTE
O projeto enxerga o lugar como um campo de ação mais do que como um antecedente prévio ao projeto. Atua do mesmo modo que as estruturas nômades que conhecemos, as feiras livres, jogos de diversões temporárias, concertos esporádicos e etc. Como um elemento que arma, que desarma e que re arma o espaço.
A TÉCNICA
O projeto toma a estrutura do andaime por sua leveza temporal e suas potencialidades de montagem e manipulação, tanto física como espacial.
O USO
Se propõe dois programas âncora, que se relacionam por meio de espaços livres com funções abertas, o volume espacial fica sujeito a interpretação que o usuário o atribuirá.
Circulações singulares e lugares pouco claros enriquecem estas possibilidades.
CENOGRAFIA URBANA
A estrutura se mostra leve e abstrata, se apresenta como uma nova escala para o ócio e a ação cultural incentivando a criatividade e os encontros inesperados.
Cremos no imprevisto e na surpresa da percepção urbana neste espaço cultural.
Concurso
III Concurso Electrolux Fensa/Mademsa “Projetando um espaço público para a integração da comunidade”Premio
Primeiro LugarNombre de la Obra
Dispositivo Cultural ItineranteArquitetos
Pablo Montecinos Leyton, Antonio JorqueraLocalização
ItineranteAno do Projeto
2013Fotografias
Cortesia de Pablo Montecinos Leyton + Antonio Jorquera